Coroação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida

Breve História de Aparecida do Norte

Coroação Nossa Senhora Aparecida

A cidade de Aparecida do Norte, localizada no Estado de São Paulo, é um local de grande turismo religioso. Anualmente, milhares de romeiros comparecem à cidade para prestar suas homenagens à Nossa Senhora Aparecida, Santa Padroeira do Brasil.Sua história remonta o século XVIII, quando, de forma breve, pescadores lançaram suas redes no Rio Paraíba do Sul e viram o corpo de uma imagem presa a ela, sem cabeça. Ao lançarem a rede novamente, conseguiram buscar a cabeça, que se encaixava perfeitamente ao corpo.

A Santa ficou anos sob os cuidados dos pescadores, vindo a ganhar local de destaque devido à grande movimentação de pessoas para visita-la, já que seus milagres começaram a ser conhecidos do povo.

Em 4 de março de 1842, através da Lei Provincial nº 19, criou-se a freguesia, que, hoje, é o equivalente a distrito, recebendo o nome de Aparecida e que era vinculada a Guaratinguetá.

Posteriormente, em 15 de março de 1844, a freguesia foi extinta pela Lei nº 38, vindo a ser recriada em 25 de abril de 1880, através da lei nº 131.

Novamente foi extinta em 15 de fevereiro de 1882, pela Lei nº 3, voltando a existir em 4 de abril de 1891, pelo Decreto Lei Estadual nº 147.

Devido à localidade ser atravessada pela Estrada de Ferro do Norte, em 8 de julho de 1877 (posteriormente denominada Central do Brasil), a cidade passou a ser conhecida como Aparecida do Norte.

A linha férrea foi desativada no ano de 1998 por não mais transportar passageiros, mas a localidade continuou a ser chamada de Aparecida do Norte.

Com o forte desenvolvimento do turismo, de cunho religioso, a cidade de Aparecida do Norte foi emancipada de Guaratinguetá em 17 de dezembro de 1928, após a decretação da Lei Estadual nº 2.312, vindo a ser desmembrada em 30 de março de 1929.

Conheça um pouco mais da história dessa bela cidade no link [colocar link do texto sobre a história da cidade].

Coroação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida

O papa Pio X, no ano de 1904, coroou a imagem encontrada pelos pescadores sob a denominação de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, vindo a se tornar a Padroeira do Brasil, pelo Papa Pio XI, no ano de 1930.

Igreja Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Com a forte romaria, foi construída a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, no ano de 1946. O projeto pertence a Benedito Calixto Neto, engenheiro. Apesar de inacabado, o templo foi inaugurado pelo Papa Paulo VI, em 15 de agosto de 1967, quando do 250º aniversário do encontro da imagem por pescadores no Rio Paraíba. Nesta ocasião, foi dado o título do ‘Rosa do Ouro’.

Em meados de 1980 a Basílica de Nossa Senhora Aparecida foi consagrada, em cerimônia presidida pelo Papa João Paulo II, à Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Outros papas vieram a visitar a cidade de Aparecida do Norte, como o Papa Bento XVI (2007) e Papa Francisco (2013)

Geografia de Aparecida do Norte

Conforme dados do IBGE, a divisão regional que existe desde 2017 define que a cidade de Aparecida do Norte pertence à Região Geográfica Intermediária de São José dos Campos e à Região Geográfica Imediata de Guaratinguetá.

Com a divisão em microrregiões e mesorregiões, a cidade de Aparecida do Norte pertencia à microrregião de Guaratinguetá. Já Guaratinguetá pertence à mesorregião do Vale do Paraíba Paulista.

Ainda de acordo com dados do IBGE, a cidade de Aparecida do Norte possui uma área de 121,076 km², sendo 5,6978 km² constituída de zona rural e 115,3782 km² constituída de zona urbana.

Está localizada a 22º 50’ 49” de latitude sul e 45º 13’ 47” de longitude oeste, distando 168 km ao nordeste da capital São Paulo.

As cidades de Potim (norte), Roseira (oeste), Lagoinha (sul) e Guaratinguetá (leste) formam os municípios limítrofes à cidade de Aparecida do Norte.

Geomorfologicamente, a cidade de Aparecida do Norte integra o Planalto Atlântico, estando inserida em um complexo da era Pré-Cambriana, que é composta por mares de colinas mais suaves e altitudes médias, que variam de 560 m e 650 m acima do nível do mar.

O relevo é fruto de intempéries químicas e pedogenético, figurando como base de um solo que passou por um processo de retração florestal incompleto e de forma descontinuada. Com isso, surgiram trechos de erosão nas laterais depressivas.

O Instituto Florestal de São Paulo apurou que 15,48% do território da cidade de Aparecida do Norte é composto por vegetação fragmentada: 1.559,93 hectares de capoeira e 297,54 hectares de Mata Atlântica e/ou florestas originais. Ainda, existe cerca de 270,42 hectares de mata reflorestada.

O famoso Rio Paraíba do Sul, no qual a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no século XVIII, banha a cidade. Este rio é originário da confluência de outros dois rios, o Paraitinga e o Paraibuna, percorrendo aproximadamente 1.140 km até o Oceano Atlântico, ao norte do Estado do Rio de Janeiro. A bacia hidrográfica ao qual pertence a cidade de Aparecida do Norte abrange mais de 180 municípios.

Religião Oficial de Aparecida do Norte

A religião oficial da cidade de Aparecida do Norte é o catolicismo, que configura cerca de 85% da população. Outras religiões, com menos seguidores, consistem em cerca de 11,75% de evangélicos, 0,09% de Testemunhas de Jeová, 0,45% de espíritas, 0,55% de outros credos e 1,82% da população não possui religião. Estes dados são do IBGE do ano de 2010 podendo já ter modificado. Porém, a base religiosa mais forte continua sendo o catolicismo.

O catolicismo prevalece em razão da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida ter sido encontrada na localidade, vindo, por isso a ser construído o Santuário Nacional, visitado por milhões de pessoas anualmente.

Considerada a Capital Mariana do Brasil, a cidade de Aparecida do Norte é considerada o maior centro de peregrinação de cunho religioso da América Latina.

A cidade de Aparecida do Norte pertence à Arquidiocese de Aparecida e sua sé episcopal encontra-se na Basílica. Três paróquias têm sede na cidade, sendo elas: Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Santo Afonso Maria de Ligório e São Roque.

Reclamações ou Doações para o Santuário Nacional de Aparecida

Reclamação ou Doações para o Santuário Nacional de Aparecida do Norte

Quer fazer uma reclamação sobre algum fato ocorrido em sua visita ou até mesmo uma doação para cidade de Aparecida do Norte acesse o o link https://protocolo.net.br/santuario-nacional-aparecida-telefones-reclamacao/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.