História da Cidade de Aparecida, 12 milhões de visitas por ano.

A história da cidade de Aparecida-SP é intrinsecamente ligada à história da aparição da própria imagem de Nossa Senhora da Conceição, também conhecida como Nossa Senhora da Conceição Aparecida ou Nossa Senhora Aparecida.

Visitar Santuário Nacional Aparecida

Tudo começou no ano de 1717, quando pescadores deveriam providenciar peixes para serem servidos ao Conde de Assumar (Dom Pedro de Almeida e Portugal), que estava de passagem pela região, na Vila Guaratinguetá, rumo à cidade então denominada Vila Rica (atualmente denominada Ouro Preto, no Estado de Minas Gerais).

O Conde de Assumar era pessoa importante e que iria ocupar o cargo de Governador da Capitania das Minas Gerais.

Assim, os pescadores da região receberam a tarefa de saírem à pescaria e voltarem com tantos quantos fossem os peixes que lhes caíssem na rede a fim de servir o importante visitante e, também a sua comitiva, que era compostas por muitos auxiliares e escravos.

O objetivo era Dom Pedro perceber que, apesar de ser um vilarejo pequeno, possuía recursos. A época não era muito boa para a pesca e os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso foram chamados para cumprir a tarefa.

Os três pescadores colocaram suas canoas no Rio Paraíba e rumaram à pesca. Jogaram as suas redes diversas vezes e a puxaram de volta sem nenhum sucesso. Cansados, pararam no Porto de Itaguaçu para descasarem.

O pescado João Alves resolveu fazer uma última tentativa e, ao jogar a rede sentiu que algo havia se prendido a ela.

Ao retirar a rede das águas foi surpreendido com uma imagem sem cabeça que possuía anjos em torno dos pés. Resolveu jogar a rede mais uma vez e, ao puxá-la de volta, encontrou a cabeça que se amoldava perfeitamente ao corpo da imagem encontrada.

Basílica Aparecida-SP

Ao reunir a cabeça e o corpo, os peixes passaram a surgir nas redes dos três pescadores, que cumpriram o empreendimento.

Ao longo de 15 (quinze) anos, Filipe Pedroso manteve consigo e com sua família a imagem, em sua casa, local em que vizinhos e parentes se reuniam para rezar para a Santa. Tornando-se conhecida pelos milagres que fazia, o filho de Filipe Pedroso, Atanázio Pedroso, construiu um oratório

para abrigar a Santa.

O número de fieis que visitavam o oratório cresceu e este se tornou pequeno. Com isso, o Vigário de Guaratinguetá construiu, no ano de 1745, a Capela do Morro dos Coqueiros, para abrigar a Nossa Senhora Aparecida, aberta para visitação pública.

Com os constantes relatos de milagres realizados pela Santos, criou-se uma freguesia denominada de Aparecida. Com a forte peregrinação de fiéis, a capela foi ampliada no ano de 1888, que hoje é a Basílica Velha ou Matriz Basílica.

No ano de 1928 houve a emancipação da Terra da Padroeira e, no ano de 1955, foi construído o Santuário Nacional, sendo considerada a maior basílica do planeta, bem como também o maior santuário mariano.

Visitação Aparecida do Norte no Vale do Paraíba

A cidade de Aparecida-SP está localizada no Vale do Paraíba, entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e a rodovia Via Dutra, a mais importante do país, atravessa a cidade, o que torna o acesso mais facilitado.

A cidade é também conhecida pela denominação de “Capital Mariana da Fé” e, por ano, recebe mais de 10 (dez) milhões de visitantes, o que faz com que seja o maior centro de peregrinação religiosa que se encontra na América Latina.

Devido a pandemia o número de fiéis que visitam a cidade caíram drasticamente, segundo informações do Portal G1 somente 3,3 milhões de fiéis visitaram a cidade no ano passado, cerca de 75% menos que no ano retrasado. Veja a matéria completa em https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2021/01/07/com-pandemia-santuario-nacional-de-aparecida-registra-menor-numero-de-visitantes-em-50-anos.ghtml

Por que a Cidade é Conhecida Também por “Aparecida do Norte”?

Uma curiosidade sobre a cidade é o fato dela também ser conhecida pelo nome Aparecida do Norte. Este fato se deu quando da instalação da ferrovia que liga São Paulo e Rio de Janeiro, no ano de 1877 e que passa pela cidade. Esta ferrovia era denominada Estada de Ferro do Norte.

Teleférico Aparecida do Norte

Além deste fato, a cidade fica ao norte da cidade de São Paulo, local de onde partiam visitantes que queriam ir para o Rio de Janeiro de trem, o que ajudou a dar mais força à denominação de Aparecida do Norte.

Hoje, a ferrovia é utilizada somente para transporte de carga e a estação é sede do Departamento de Cultura, Museu de Aparecida e o Centro de Convivência da Melhor Idade.

O Clima da Cidade de Aparecida – SP

Para quem gosta de planejar bem uma viagem, inclusive sabendo como é o clima do local para levar roupas adequadas.

O clima da Cidade de Aparecida é tropical sub-quente úmido, cuja temperatura média anual fica em torno de 20 ºC. Os invernos são secos e frios. Já os verões caracterizam-se por serem chuvosos e contando com temperaturas amenas.

Os meses mais quentes são janeiro e fevereiro, com temperaturas que variam de 18 ºC a 28 ºC (temperatura média de 23 ºC). O mês mais frio é julho, com temperatura média de 16 ºC.

Missas no Santuário de Aparecida

Dentro do cenário da pandemia provocada pelo COVID-19, uma das maiores dúvidas são as missas no Santuário Nacional de Aparecida.

Missas Basílica de Aparecida

A fim de melhor atender os fieis que não mais podiam se deslocar em razão da pandemia, o Santuário passou a transmitir as cerimônias online. Mas, em abril/21 a celebração voltou a ser presencial, contando com a presença de aproximadamente 1000 (mil) fieis no local.

A transmissão online foi mantida para aqueles que ainda não se sentem seguros em comparecer presencialmente.

De qualquer maneira, sugerimos que entre em contato com o Santuário antes de se dirigir a ele, para obter informações sobre missas, ocupação permitida e funcionamento do local. O telefone disponibilizamos no tópico abaixo, juntamente com outros que podem ser úteis a você.

Telefones Úteis na Cidade de Aparecida

Abaixo informamos alguns telefones que pode ser úteis aos romeiros que vão visitar a Cidade de Aparecida/SP. Através destes números você poderá obter informações sobre dias de visitação e horários para melhor se programar:

Passeios Cidade de Aparecida

Santuário Nacional: (12) 3104 1000

Secretaria de Pastoral (missas, batizados e outros): (12) 3104 1694

Basílica Velha: (12) 3105 1517

Centro de Apoio aos Romeiros: (12) 3104 1006

Central de Informações do Santuário Nacional: (12) 3104 1504

Estacionamento do Santuário Nacional: (12) 3104 1497

Santa Casa de Aparecida: (12) 3104 5555

Conheça um pouco mais sobre a Cidade de Aparecida acessando o site https://www.a12.com/area-do-devoto/central-de-ajuda/covid19-prevencao-em-visitas-no-santuario-nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.